Chamado pelos jornais de “Capitão Motosserra”, mas visando salvar árvores de serem cortadas para virar papel de jornal e gerando mais economia para o setor produtivo, Bolsonaro desfere duro golpe na mídia impressa e libera a publicidade legal de empresas de capital aberto apenas na internet, desobrigando a publicação em jornais impressos de seus balancetes. Já devem estar preocupados os jornais FOLHA, O GLOBO, ESTADÃO e, principalmente, o “VALOR ECONÔMICO” que é do Grupo Globo pois 40% da sua receita vem dessas publicações agora abolidas.
Jair Bolsonaro está acabando com a exigência de empresas de capital aberto de publicar seus balanços e divulgar os números em jornais impressos abrindo a possibilidade de apenas publicarem no site da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) ou no diário oficial.
Segundo Medida Provisória que circula no Diário Oficial da União, as empresas brasileiras de capital aberto deixam de ser obrigadas a veicular publicidade em jornais como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, e outros. A medida dará celeridade nas publicações e garantiram economia evitando gastos desnecessários visto que não existe mais necessidade real das publicações em mídias impressas que não são mais acompanhadas pelo público e que pelo contrário estavam sobrevivendo e lucrando através dessa obrigação antiquada e desnecessária.
Decisão é um duro golpe no Valor Econômico, que é da Globo e tem 40% de sua receita na publicidade desse segmento que deixa de existir.
O presidente Jair Bolsonaro, que no domingo, em culto, instalou a chamada grande imprensa no campo da oposição, acertou um tiro no bolso dos empresários da mídia tradicional – especialmente os jornais de grande circulação.