De 135 mil adultos analisados, aqueles que reduziram as gorduras tiveram vidas muito mais curtas do que aqueles que desfrutaram de muita manteiga, queijo e carnes
As dietas com baixo teor de gordura podem aumentar o risco de morte precoce em quase um quarto, afirmou um grande estudo publicado no prestigiado periódico científico The Lancet.
O estudo analisou 135 mil adultos e descobriu que aqueles que reduziram as gorduras tiveram vidas muito mais curtas do que aqueles que desfrutaram de muita manteiga, queijo e carnes. Já aqueles que tenderam a comer comida muito pesada como pão, macarrão e arroz ficaram carentes de nutrientes vitais. Os participantes que comiam os níveis mais altos de carboidratos – particularmente açúcares refinados encontrados em bebidas efervescentes e refeições processadas – enfrentavam um risco maior de morte de 28 por cento.
Por outro lado, consumir altos níveis de gorduras reduz a mortalidade em até 23 por cento. O estudo canadense rastreou padrões de alimentação e taxas de mortalidade em 18 países.
“Nossos dados sugerem que dietas com baixo teor de gordura colocam as populações em maior risco de doenças cardiovasculares. Afrouxar a restrição de gordura total e gorduras saturadas e impor limites aos carboidratos para reduzir a ingestão para níveis moderados seria ótimo”,
concluiu o pesquisador Andrew Mente, da Universidade de McMaster.
Fonte: O Popular