A partir desta sexta-feira (22) maiores de 18 anos podem baixar o aplicativo da empresa e começar a usar. Primeiros itens estão disponíveis na região dos setores Marisa e Bueno
A partir desta sexta-feira (22), moradores de Goiânia podem se deslocar pelos setores Marista e Bueno com patinetes elétricos disponíveis para aluguel. Assim como as bicicletas compartilhadas, o meio de transporte pode ser usado por quem baixar o aplicativo da Grin para Android ou iOS.
Os dez primeiros minutos do primeiro passeio são gratuitos. Depois disso, são R$ 3 para o desbloqueio e primeiro minuto de uso mais R$ 0,50 por minuto.
Diferente das bicicletas compartilhadas, os patinetes não têm um ponto físico para serem travados ao fim de cada viagem. Eles precisam ser deixados em estações virtuais informadas no aplicativo, que geralmente são locais como comércios ou shopping centers.
A empresa informou que não divulga o número de patinetes disponíveis, mas que todos estão espalhados pelos setores Marista e Bueno, onde há maior concentração de ciclovias e ciclo faixas (veja mapa abaixo).
Segurança
O secretário de planejamento urbano da capital, Henrique Alves, alertou que os usuários do patinete precisam estar atentos às normas de trânsito. “Não pode andar na rua, pode andar nas ciclovias, ciclo rotas – em até 20 km/h – e nas calçadas, onde o limite é de 6 km/h”, afirmou.
A empresa recomenda que seja usado sempre capacete, apenas uma pessoa por vez no veículo, que as duas mãos estejam sempre no guidão e os dois pés na prancha. Ainda assim, os usuários são cobertos por um seguro em caso de acidentes.