Segundo entrevista à TV Anhanguera nessa manhã de sexta-feira (23), o Secretário de Saúde de Catalão Dr. Fernando Netto informou a recuperação com sucesso pela polícia civil e militar de parte de equipamentos, segundo ele, desviados em 2016 da Secretaria de Saúde de Catalão. Parte dos equipamentos teriam sido recebidos como doação de empresas locais e não teriam sido inscritos ao patrimônio público municipal pelos gestores da época.
“Não há dúvidas. Nós recebemos do delegado da Polícia Civil um termo de entrega e aqui já temos (entregue) um autoclave, um equipamento caríssimo, e algumas balanças. Quatro balanças já foram entregues. Agora, lá no batalhão, tem uma quantidade enorme. Tem geladeiras caríssimas, geladeiras com gerador próprio. São utilizadas para guardar vacinas que quando acaba a energia ela se autoliga. Um equipamento desses é exatamente para que a gente não perca vacinas. E tem balanças infantis e tem um monte de coisas. Nosso pessoal da Secretaria de Saúde fez um grande trabalho de pesquisa e foram atrás. Nós temos aqui toda a liquidação daquele material”, declarou o secretário.
“São materiais doados pela SEFAC (Serra do Facão S.A.) que até prove o contrário foram doados todos eles para a UPA e muitos materiais foram adquiridos caríssimos. Eu penso que devem ultrapassar (o valor de) R$ 100 mil. Depois posso passar exatamente para vocês. Mas está mais que comprovado. Tudo isso pertence à Secretaria Municipal de Saúde e, enfim, ao povo de Catalão”, continuou.
Lembrado pela repórter, “o que chama a atenção é que nada disso foi utilizado pelo povo de Catalão”, o secretário respondeu que “ainda não. Tudo novinho que teriam que ter dado entrada no patrimônio da Prefeitura em agosto de 2016 e foi desviado diretamente. Todo material sem uso. Absolutamente sem uso. Tudo dentro das caixas ainda”. E emendou. “Agora, se por um lado é uma notícia que assombra a todos nós, por outro, ainda bem que recuperamos e devemos agradecer muito ao trabalho das polícias civil e militar que fizeram essa apreensão e dizer que ladrão em toda história da humanidade sempre existiu, mas roubar da saúde…aí dói.”
Questionado pela entrevistadora se será desvendado o caso e se teria envolvimento de algum funcionário, o secretário respondeu. “Nós queremos que se faça justiça agora. Doa a quem doer e que se identifique essas pessoas porque certamente essa pessoa que foi presa ontem é um receptador. Ele comprou de alguém que certamente algum esquema dentro da Prefeitura e esse esquema tem de ser desvendado. Esse é o trabalho da polícia”, finalizou.