O secretário de Saúde de Senador Canedo, Thiago Moura, afirmou que o município conseguiu reduzir o tempo de espera por atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de três horas para 30 minutos. Em entrevista à Rádio Bandeirantes Goiânia, o titular da pasta, que assumiu no fim de dezembro de 2019, enumerou as medidas que foram tomadas para otimizar os serviços.

Futuras melhorias
Thiago Moura revela que até o fim de março o resultado do concurso público de Senador Canedo deve ser publicado, convocando cerca de 40 médicos e até 60 enfermeiros e técnicos em enfermagem para a saúde. Além disso, estão previstos investimentos em reformas da Maternidade, que constrói dois novos centros cirúrgicos e já está em andamento, e da UPA.
Segundo o secretário, atualmente não há falta de médicos ou medicamentos. A Saúde investe cerca de R$ 9 milhões mensais. O crescimento do investimento pôde ser feito, conforme Moura, pelo enxugamento dos gastos públicos. “Fechamos a torneira. O prefeito pediu compromisso com o povo, com o dinheiro público. Cortamos os gastos a fim de contratar médicos, comprar medicamentos”, disse.
Fila de cirurgias e exames
Segundo Moura, exames simples têm sido realizados imediatamente no município. Outros, já saem com a data definida. “Exames tradicionais são feitos no mesmo dia. De alta complexidade, a média é de 15 dias”, relata.
O secretário diz que serão firmados convênios para reduzir a fila de cirurgias eletivas. Há também uma pactuação com Aparecida de Goiânia e previsão de um mutirão.
“Temos uma pactuação com Aparecida de Goiânia e fazemos uma triagem dos pacientes, respeitando a fila, sem politicagem. Essa fila tem sido reduzida gradativamente. Vamos fazer alguns mutirões. O primeiro será de oftalmologia, atendendo 800 pacientes e zerando a fila”, comentou.
Atendimentos a goianienses
O secretário também reiterou que o alto número de pacientes de Goiânia que procuram unidades de saúde de Senador Canedo pressionam o sistema municipal. “Tivemos 52 mil atendimentos em janeiro, com 130 mil habitantes”, cita. “50% ou mais dos atendimentos da UPA são de Goiânia”, completa. Apesar disso, Moura diz que não há prejuízo aos canedenses.
“Temos feito o trabalho no sentido de não prejudicar o paciente de Senador Canedo. Senador Canedo tem custeado o atendimento de Goiânia”, pontua.